O campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, sucessor do Colégio Técnico Universitário da UFJF, completou 55 anos de fundação no último dia 2/fevereiro/2012. Uma história de sucesso feita por pessoas como você.

A Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias tem como uma de suas atribuições promover a comunicação entre a instituição e seus ex-alunos além do tempo da formação profissional e dar continuidade a uma história comum que tem início no ambiente acadêmico e não termina com a diplomação do aluno, mas segue com sua integração profissional na sociedade.

Para tanto, criou o espaço POR ONDE ANDA VOCÊ ? para receber relatos dos egressos sobre suas trajetórias profissionais, além de mantê-los informados sobre ofertas de emprego, cursos, eventos, confraternizações, dentre outras notícias da instituição.

Se você foi aluno do Colégio Técnico Universitário da UFJF, hoje campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG e ainda não nos contou a sua história, fique a vontade.

Vai ser muito bom saber por onde anda você.
  • Conheça a história do Campus Juiz de Fora
  • Veja as fotos de quem passou por aqui
  • Compartilhe sua trajetória no IF
  • Compartilhe suas fotos no IF

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Wallace Morais

Cursei o primeiro ano do curso de Mecânica em 1999, mas saí um ano depois. Voltei em 2008 para fazer o curso de Eletrotécnica, tendo concluído em 2010. Passei no vestibular para Física no meio de 2011 e sigo nesse curso, atualmente no quarto período e sou bolsista de iniciação científica. Praticamente não saí do Instituto! Palavras não são suficientes para dizer o que eu sinto toda vez que passo por aquele portão e vou fazer algo que me deixa cada vez mais perto de realizar um sonho de garoto. Só tenho que agradecer ao IF (antigo CTU) pelas três vezes em que fui acolhido (e que vão me aturar até 2015!).

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Carlos Henrique Lauro

Ingressei no modelo de ensino anterior à separação do ensino técnico e ensino médio. Passei pelo "CTU Centro" no ano de 1995, na Rua Espirito Santo, e em 1996 e 1997 estudei no “CTU Campus”. Meu 4º ano, o estágio obrigatório, foi em uma indústria têxtil em Barbacena. Depois de algum tempo na indústria entrei na UFSJ, onde cursei Engenharia Industrial Mecânica. O curso técnico em mecânica, possibilitou-me melhor compreensão de algumas matérias e desempenhar com sucesso atividades extracurriculares (monitoria, iniciação científica e Aerodesign). Após a graduação, fiz mestrado em engenharia mecânica também na UFSJ, onde novamente o curso técnico foi fundamental para o desenvolvimento das atividades. No ano de 2011, tive outra oportunidade de voltar, agora ao IFSudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora, como professor substituto, onde tive um novo aprendizado com ex-professores, agora colegas de trabalho. Hoje estou a caminho do doutorado, no qual não me resta nenhuma dúvida de que o curso técnico será um diferencial.

Carine Morais

Terminei o curso de Eletrotécnica em 2010 e por já ter emendado na faculdade não tenho muitas experiências profissionais, mas hoje estou na UFJF cursando Engenharia Elétrica, bolsista de um convênio da Universidade com a Petrobrás. O CTU foi uma das melhores fases da minha vida, por isso aproveitem muito! (:

Hugo Silva Carvalho

Pra quem não conhece... sou o Hugo...
Entrei no CTU e me formei no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora em ELETROTÉCNICA(2009/2011) uma incrível marca diga-se de passagem, visto que haviam 36 alunos no 1º ano e 18 ou 17 formaram!
Atualmente, como estagiário na MRS, trabalho no laboratório de Eletroeletrônica reparando componentes de telecomunicações, energia e sinalização, onde vejo a importância do eletromagnetismo aprendido no 1ºano, as "meras" medições de tensão/corrente/resistencia com multímetros analógicos, o comportamento das correntes alternada e contínua, motores e seus proósitos, até coisas mais complexas como o funcionamento prático de um CI em um componente eletrônico (sobre os quais melhor explicarei no meu relatório de estágio, então não haverão muitas prévias para o saudoso povo do bloco "O" [ se não me engano]).
A experiencia profissional, realmente muda a vida do ser, comigo não foi diferente. A grande massa de experiência adquirida com o estágio e a visão prática de simples componestes, feito os tão falados diodos e pontes retificadoras do prof. Máximo, me animam de forma a querer cada vez mais aprender.
Cursar ELT no CTU foi de uma motivação imensa, e o fato de estar gostando do estágio somente prova a excelência do curso e minha vocação pra área.
Curso ciências exatas na UFJF no qual o curso Técnico ajudou bastante. Apesar de grande empolgação com o estágio, creio que o abandonarei para me dedicar ao curso.
Creio que não há necessidade de mais delongas.
Participo assim de mais um Gincana, dessa vez de fora do colégio mas contem comigo para a presente edição.
E não há mais saudosa forma de me despedir a não ser citanto um simples, mas famoso refrão: "Ooooooooo SOMOS ELITE!!!!!!!!!"

Brendo Sobreiro Pires

Olá, meu nome é Brendo. Estudei no CTU no triênio 2008/2010 cursando o curso técnico de Eletrotécnica. E falar que apenas estudei nesse colégio é uma grande mentira, pois foi muito mais que isso! Nestes três anos eu fiz parte de uma família que vai ficar marcada na minha vida para sempre, desde alunos como eu, a professores e profissionais terceirizados. Nesta trajetória, pude crescer como pessoa e também a nível profissional. Passei por diversos apertos, em virtude da integração do curso técnico e do ensino médio de nível reconhecido na cidade, muitas vezes éramos sobrecarregados com diversas provas e trabalhos. Hoje estou cursando Educação Física na UFJF, pois optei não seguir na mesma área em que me formei a nível técnico por uma simples questão de gosto. Eu saí do CTU (como sempre irei chamá-lo, questão de costume!), mas ele não saiu de mim! Em 2011 e 2012 participei de campeonatos representando o voleibol do colégio, tendo a honra de ser o capitão. Vou levar para sempre este colégio no meu coração, porque como disse no inicio deste depoimento, estudar no CTU é muito mais que estudar...

Nayara Martins

Olá, me chamo Nayara Martins e me formei no IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora no ano passado. Atualmente estou no segundo período da faculdade de engenharia elétrica e sou monitora do escritório escola. Não posso dizer nada menos do quão bom foram os momentos no IF, tenho certeza que é uma experiência maravilhosa na vida de qualquer pessoa, assim como foi na minha!!!

Marcio Alves Brandão


Estudei no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora, à distancia.
Formei em Técnico em Segurançao do Trabalho e estou muito orgulhoso disso! Agradeço a todos os meus tutores à distancia, ao Aluisio, Clarete, Dani Macedo e Alexandra por tudo que aprendi hoje.
É um curso muito bom! Adorei estudar no Instituto, aprendi muito com meus tutores e vou fazer a prova de seleção novamente mas em outro curso!
Espero continuar com vocês por mais um periodo!
Desde já agradeço a todos do IF Sudeste MG - Campus de Fora

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Igor Teodoro Guiginski

Olá, sou ex-aluno do CTU/IFSudesteMG - Campus Juiz de Fora, formado na primeira turma do curso integrado de Eletrotécnica, em 2010. Ainda não fiz meu estágio mas estou certo de que o curso técnico pelo menos me ajudou a tomar as decisões que tomei para escolher meu curso superior. Hoje moro em Florianópolis e faço Engenharia Elétrica na UFSC. Aqui faço parte da C2E - Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia Elétrica como Trainee. Tenho muito a agradecer ao CTU e a todas as pessoas que frequentaram o colégio junto comigo. Estudando o dia todo por três anos com as mesmas pessoas nos torna mais que amigos, verdadeiros irmãos! Isso faz com que seja impossível parar de pensar no CTU. O estoque de boas memórias não tem fim! Obrigado a todos!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rafael Lourenço Luz - RELOGINHO


Eu poderia me apresentar dizendo que me chamo Rafael Lourenço Luz, mas não o farei porque desde a minha preparação no cursinho para ingressar no CTU o meu nome mudou para Reloginho. Então, sou o Reloginho, e no período de 2008 a 2010 cursei o curso técnico integrado em Eletromecânica. Optei pelo curso de Eletromecânica, pois a parte mecânica sempre me interessou e ainda poderia obter conhecimento sobre eletricidade, e assim uma formação multidisciplinar. Mas confesso que no decorrer do curso as disciplinas de mecânica me empolgaram mais, tanto que tive a oportunidade de participar de alguns projetos de iniciação científica e treinamento profissional no Núcleo de Mecânica, o que me proporcionou a chance de colocar em prática alguns dos conceitos aprendidos em sala de aula e a oportunidade de conhecer outros recursos para solucionar problemas práticos inesperados. Além da formação técnica, pude contar com um bom ensino médio, que sempre foi uma referência na cidade, com bons professores e bons índices de aprovação na UFJF. Confesso também que tive dificuldades em diversas matérias, passei alguns apertos, mas superei cada um deles e concluí meu curso no final de 2010. Nos três anos de ensino integrado eu fiz mais do que só estudar. Sempre gostei de participar de atividades que envolviam discussões importantes... e participei do GETU e Conselho Superior, o que acrescentou bastante na minha formação como pessoa e me permitiu debater e entender diversas situações importantes dentro do colégio. Além da participação em órgãos estudantis, participei de todos os projetos esportivos no meu primeiro ano, mas minha falta de habilidade e tempo me impediram de continuar em todos e continuei persistindo no voleibol. Na tentativa de mostrar que jogador ruim também tem espaço, juntamente do meu amigo Lucas Borges (Coxinha) demos início ao Piores Futsal Clube, que arrancou boas risadas da torcida em jogos inesquecíveis contra as meninas e outros times do colégio. Atualmente estou cursando Engenharia Mecatrônica no IF Sudeste MG de Juiz de Fora, ou para os saudosistas como eu, no CTU. É difícil chamar de forma diferente o lugar que fez parte de uma fase muito importante em minha vida, e com certeza durante esses próximos anos ainda chamarei o Instituto de CTU. A opção de cursar a Mecatrônica vem da minha base em Eletromecânica, pois são dois cursos multidisciplinares que giram em torno da mecânica. Em linhas finais, digo que me identifico bastante com essa instituição que aniversaria no mesmo dia que eu e que possibilitou fazer amizade com diversas pessoas em variados grupos de alunos, professores, funcionários e atletas. Fiz de tudo um pouco ali dentro, desde reparos em paredes e carteiras até reuniões na mesma sala com o reitor do instituto. Então só posso dizer que eu não estudei no CTU, eu vivi, e ainda vivo o CTU.

Thaiene Riani


Olá! Eu sou a Thaý... Hoje moro em São Sebastião do Paraíso, sou funcionária pública, trabalho na Receita Federal, um dos órgãos mais respeitados e reconhecidos do país. Sou formada em Comunicação Social pela UFJF, pós-graduada em Comunicação Empresarial na mesma instituição. E atualmente, curso Letras EAD pela Unifran. Tudo isso faz parte do sonho que eu comecei a sonhar no Ensino Médio, que cursei entre 2001 e 2003. Tive também a deliciosa experiência de fazer o curso Técnico em Turismo. Muito além dos conhecimentos que o CTU me proporcionou, tenho a honra de ter ao meu lado os amigos que fiz ali. A música Fotografia do Leoni tem um verso que expressa o que sinto pelo CTU "O que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia, as cores, figuras, motivos, o sol passando pelos amigos, histórias, bebidas, sorrisos...". Aprendemos muito mais do que Matemática, Português, Física ou Química... Aprendemos a buscar e conquistar sonhos, a ser e ter amigos e isso é o que fez do CTU inesquecível pra mim.

Fátima Ferraz


Parabéns ao IF sudeste de MG – Campus Juiz de Fora, sucessor do nosso querido CTU/ UFJF, que completou 55 anos. Estou feliz por fazer parte desta história que deu inicio a uma outra de sucesso para mim. Em dezembro de 2009 conclui o curso Design de Móveis; em maio de 2010 terminei meu estágio. Trabalhei em varias lojas como projetista de móveis. No momento estou trabalhando como autônoma, fiz uma parceria com uma empresa (Genesis Marcenaria) onde posso inovar e criar meus projetos de móveis. O CTU mudou minha vida. Hoje sou uma profissional na área que sempre sonhei. CTU: lugar onde fiz grandes amizades. Meu futuro: pretendo, em momento oportuno, fazer curso superior na área de Design, quem sabe de interiores. E aqui, no blog, matar as saudades. Obrigada IF Sudeste MG; obrigada CTU/UFJF; obrigada aos mestres que compõem esta grande escola! Sucesso!

Silvio Anderson Toledo Fernandes

Fala Galera, eu sou o Silvinho. Estudei no CTU nos anos de 1994, 1995 e 1996. Em 1997 fiz estágio na Belgo Mineira/JF. Já em 1998 fiz cursinho pré-vestibular e fui aprovado para o curso de Educação Física da UFJF. Em 2002 fui aprovado num concurso da Polícia Militar e com isso fui ser soldado da Policia em Belo Horizonte, mas não gostei do serviço e voltei. Formei em Educação Física em 2003, fiz Mestrado em Educação Física e graduação em Nutrição. Trabalhei como professor na UNIPAC de Ubá e Visconde do Rio Branco, mas em 2010 fui aprovado num concurso para ser professor efetivo de Educação Física do Instituto Federal de Barbacena. Em 2011 consegui uma transferência para o Campus de Juiz de Fora (antigo CTU), Enfim, o bom filho a casa retorna. Obrigado a todos que marcaram a minha vida no antigo CTU, em especial ao professor Adilson Bertolini Rodrigues. Uma coisa que marcou minha vida no CTU foi a gincana de 1995, onde teve uma prova para ver quem dança melhor aquela musica: “vai descendo na boquinha da garrafa, é na boca da garrafa...” E, Eu fui o campeão. Modéstia parte eu sou o cara. Mas o cara Macho, não confundem, KKKKKKK. Além disso, hoje sou casado e tenho uma esposa maravilhosa e duas filhas lindas. Abraço a todos. Quem quiser encontrar comigo ou precisar de alguma coisa estarei aqui no Campus JF à disposição.

Rayane do Valle Silva

Fiz o curso de Metalurgia no ano de 2009/2011. Hoje estou na Marinha do Brasil,como técnica metalúrgica, na graduação de Cabo. Sou muito grata ao "CTU", por ter me proporcionado estar aonde eu estou hoje, desempenhando com sucesso a profissão que eu escolhi. Agradeço também, aos mestres que com paciência e sabedoria souberam passar seus ensinamentos e experiências.Enfim, estou muito feliz aonde cheguei, e agradeço pela "base" dada pelo CTU, atual IFET, que me proporcionará um futuro brilhante e promissor. Boa sorte e sucesso para os atuais alunos! Abraços,Rayane do Valle.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Fernando Nalon

Estudei no CTU durante o período de 2008 a 2010. Optei por fazer o curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, porém não permaneci na área. Fiz vestibular para Medicina e obtive a aprovação na UFJF no segundo semestre de 2011. O CTU, atual IF (nunca me adaptei em chamá-lo assim) foi como uma casa para mim. Foi no CTU que conheci meus melhores amigos, vivenciei a grande parte dos melhores momentos da minha vida e obtive amadurecimento para enfrentar o mundo que nos aguardava fora da instituição. O colégio era como uma extensão da minha casa e digo isso com saudades imensas.
Logo que me formei fui chamado para estagiar no Hospital Monte Sinai, onde atuei na área de suporte e banco de dados somente por 5 meses, pois a aprovação no vestibular não me possibilitou continuar. Hoje como já disse, sou acadêmico no terceiro período do curso de Medicina na UFJF e continuo tendo contato com o CTU/IFSudesteMG através do GATTU (Grupo Amador de Teatro Técnico Universitário) onde sou ator e integrante do grupo.
Tenho um enorme orgulho por ter feito parte da história dessa instituição, e hoje eu comprovo o que já me diziam os ex-alunos quando eu estudava ai, "o CTU é a melhor época das nossas vidas!"

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Amanda Mazzoni


Assisti o último salto do Canguru.
E quando fez 3 anos que passamos pela primeira vez pelo Pentágono, uma amiga escreveu o que o colégio já era para nós. 
Me lembro dele assim:

3 anos...Mas pareceu tão pouco tempo
As vozes eufóricas ainda ecoam em minha mente
Anseios, curiosidades, cheiro de vida nova
Um ciclo diferente
Mal sabiam eles
Ninguém os preparara para isso
Tantos olhares inocentes (?)
Sem responsabilidades a mais
Rindo ao sabor do vento
Crescemos e roubamaos espaço
No coração, na memória de algum outrém.
Amores e desafetos
As lágrimas que morreram
No sorriso dos amáveis e justos.
A prosa que corria solta
Nas mesmas cinco horas
Das manhãs de segunda a sexta
Os olhares que ganharam significado
As rodas de violão
Nas mesmas aulas de educação física
A jogatina vespertina
Eterna vigilância pelos corredores
Nos sufocos, nas angústias
Em provas, trabalhos
Dividindo vozes em canções
E parcerias nos vícios do cotidiano
Criamos laços, criamos vínculos
Alguns que se perderão com a correria
Que criamos com a chegada de responsabilidades
Outros
- justo aqueles que não imaginávamos -
Nos darão a mão e caminharão ao nosso lado
A vida.. Tão louca...
Tão imprevisível
E tão deliciosa
Tantos dias se passaram desde aquela manhã
De fevereiro de três anos atrás
E ainda assim, a lembrança parece palpável
Posso tocá-la
E sentir teu cheiro de adolescência
Ouvir tua canção
Que traz a vida nova aos olhares cansados
Tuas cores, teus contrastes
A energia que ainda me encanta
Mas como poderia ter sido há anos
Se a sensação é de ontem?
O tempo só pode ter sido invenção de algum insano.
Datas, apenas datas
Apenas rabiscos no canto inferior
Nas memórias de velhos tempos
(Luciana Rodrigues - turma do ensino médio 2007/2009)

Meida Cassiano Pereira

Meu nome é Meida estudei no IF em 2010/2011 no curso técnico em Eventos. Foi uma experiência maravilhosa, sinto muitas saudades.
Atualmente, trabalho no Instituto Metodista Granbery como auxiliar de escritório, oportunidade a mim concedida a partir do IF.
Meu muito obrigada a todos os mestres que se empenharam para nos passar o melhor.
O tempo que passei foi ótimo e pretendo voltar para fazer outro curso.
Abraços!

Guilherme Moreira Fernandes

É uma alegria muito grande inserir um depoimento neste blog. Entrei no CTU em abril de 2002 para cursar o primeiro ano do ensino médio, no ano seguinte, além do médio também cursei Turismo. Lembro-me sempre com grande carinho do CTU, nos três anos e meio que estive diariamente lá aprendi muito com meus amigos e professores – conhecimentos estes basilares para a minha formação pessoal e profissional. Após o término do Ensino Médio, comecei a cursar Comunicação Social (Jornalismo) na UFJF e, sem seguida, fiz o meu mestrado na mesma instituição. No momento, estou morando no Rio de Janeiro e me preparando para o meu doutoramento.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

João Carlos Ferreira Araújo

Meu nome é João, fui aluno do curso de Metalurgia no ano 2008/2009.Atualmente trabalho na Marinha do Brasil como Técnico em Metalurgia. Jjunto a minha profissão sou militar e ocupo a graduação de Cabo. Sou muito grato ao "CTU" e aos professores que muito me ajudaram. Satisfação enorme poder fazer parte desse blog e dizer que sou muito feliz com minha profissão e com o conhecimento que agreguei no meu curso. Abraço a todos os professores, e em especial "Walter Maleta". Obrigado IFSudesteMG - campus Juiz de Fora.

Wilson José Soares Gabry


Nossa quanto tempo já faz que me formei (entre 1989/1990). Muitas coisas já me aconteceram. Atuei exclusivamente na área durante 05 anos, depois paralelamente com outras funções por mais algum tempo. Hoje exerço a função de Administrador, em Além Paraíba/MG - que foi para onde a estrada da vida me levou. Mas ainda guardo grandes recordações do CTU, que naquela época ainda era lá no campus da UFJF. Pena que cada um seguiu seu caminho e praticamente não tenho mais contato com meus colegas de turma. Como gostaria de rever todo o pessoal, relembrar os melhores anos da minha vida. É... "ERAMOS FELIZES E NÃO SABIAMOS". Quem sabe aqui encontrarei noticias do pessoal! Abraços para todos do Além (era o meu apelido no CTU).

Leonara Cescas

É com muito carinho e com boas recordações que vou deixar aqui o meu depoimento... Cursei Técnico em Turismo no CTU e me formei em 2004, saí levando uma bagagem de bons ensinamentos e lições que me servem todos os dias pelos conhecimentos que absorvi e me fez hoje a profissional que sou... No mesmo ano ingressei no curso de Administração na FACSUM no qual me formei em 2008, e abri uma empresa de Decorações para Eventos, onde planejo e organizo eventos à fim de realizar os sonhos de casais, debutantes, crianças e empresas. O TTU teve grande influência na escolha da minha vida profissional e agregou muitas pessoas maravilhosas no meu caminho, desde os amigos que mantenho até hoje, aos mestres que me incentivaram a crescer e me espelhar pois cada disciplina me foi válida para hoje realizar grandes eventos. Em especial à mestra Roberta Calvano que ao longo desses anos nunca perdeu o contato comigo e pode acompanhar um pouquinho da minha trajetória, o meu agradecimento!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Felipe Couto


Ingressei no curso de Design de Móveis do CTU no segundo semestre de 2008. A decisão veio depois de confirmar a ótima qualidade de quem se formava na área e a competência de quem passava o conhecimento. Foi uma experiência inesquecível. Fiz grandes amizades que permanecem até hoje e enriquecem meu network.  Antes mesmo de me formar (que aconteceu final do 1° semestre de 2010) já estava estagiando na SPAZZIO DESIGN, pela SIMONETTO, posteriormente meu primeiro empregador como técnico em Design. Depois de alguns meses recebi uma proposta para trabalhar na ITALINEA, onde permaneci por, aproximadamente, um ano. De lá, direto para a MARCO POLLO, onde fiquei até saber da aprovação no curso de DESIGN DE PRODUTO em duas faculdades: UEMG e UFJF. Hoje estou me dedicando ao curso superior de Design e pretendo seguir na área! O CTU, com certeza, foi uma das melhores experiências de vida que eu tive !