O campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, sucessor do Colégio Técnico Universitário da UFJF, completou 55 anos de fundação no último dia 2/fevereiro/2012. Uma história de sucesso feita por pessoas como você.

A Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias tem como uma de suas atribuições promover a comunicação entre a instituição e seus ex-alunos além do tempo da formação profissional e dar continuidade a uma história comum que tem início no ambiente acadêmico e não termina com a diplomação do aluno, mas segue com sua integração profissional na sociedade.

Para tanto, criou o espaço POR ONDE ANDA VOCÊ ? para receber relatos dos egressos sobre suas trajetórias profissionais, além de mantê-los informados sobre ofertas de emprego, cursos, eventos, confraternizações, dentre outras notícias da instituição.

Se você foi aluno do Colégio Técnico Universitário da UFJF, hoje campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG e ainda não nos contou a sua história, fique a vontade.

Vai ser muito bom saber por onde anda você.
  • Conheça a história do Campus Juiz de Fora
  • Veja as fotos de quem passou por aqui
  • Compartilhe sua trajetória no IF
  • Compartilhe suas fotos no IF

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rafael Lourenço Luz - RELOGINHO


Eu poderia me apresentar dizendo que me chamo Rafael Lourenço Luz, mas não o farei porque desde a minha preparação no cursinho para ingressar no CTU o meu nome mudou para Reloginho. Então, sou o Reloginho, e no período de 2008 a 2010 cursei o curso técnico integrado em Eletromecânica. Optei pelo curso de Eletromecânica, pois a parte mecânica sempre me interessou e ainda poderia obter conhecimento sobre eletricidade, e assim uma formação multidisciplinar. Mas confesso que no decorrer do curso as disciplinas de mecânica me empolgaram mais, tanto que tive a oportunidade de participar de alguns projetos de iniciação científica e treinamento profissional no Núcleo de Mecânica, o que me proporcionou a chance de colocar em prática alguns dos conceitos aprendidos em sala de aula e a oportunidade de conhecer outros recursos para solucionar problemas práticos inesperados. Além da formação técnica, pude contar com um bom ensino médio, que sempre foi uma referência na cidade, com bons professores e bons índices de aprovação na UFJF. Confesso também que tive dificuldades em diversas matérias, passei alguns apertos, mas superei cada um deles e concluí meu curso no final de 2010. Nos três anos de ensino integrado eu fiz mais do que só estudar. Sempre gostei de participar de atividades que envolviam discussões importantes... e participei do GETU e Conselho Superior, o que acrescentou bastante na minha formação como pessoa e me permitiu debater e entender diversas situações importantes dentro do colégio. Além da participação em órgãos estudantis, participei de todos os projetos esportivos no meu primeiro ano, mas minha falta de habilidade e tempo me impediram de continuar em todos e continuei persistindo no voleibol. Na tentativa de mostrar que jogador ruim também tem espaço, juntamente do meu amigo Lucas Borges (Coxinha) demos início ao Piores Futsal Clube, que arrancou boas risadas da torcida em jogos inesquecíveis contra as meninas e outros times do colégio. Atualmente estou cursando Engenharia Mecatrônica no IF Sudeste MG de Juiz de Fora, ou para os saudosistas como eu, no CTU. É difícil chamar de forma diferente o lugar que fez parte de uma fase muito importante em minha vida, e com certeza durante esses próximos anos ainda chamarei o Instituto de CTU. A opção de cursar a Mecatrônica vem da minha base em Eletromecânica, pois são dois cursos multidisciplinares que giram em torno da mecânica. Em linhas finais, digo que me identifico bastante com essa instituição que aniversaria no mesmo dia que eu e que possibilitou fazer amizade com diversas pessoas em variados grupos de alunos, professores, funcionários e atletas. Fiz de tudo um pouco ali dentro, desde reparos em paredes e carteiras até reuniões na mesma sala com o reitor do instituto. Então só posso dizer que eu não estudei no CTU, eu vivi, e ainda vivo o CTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário estará sujeito a aprovação de nossos moderadores. Obrigada por comentar! :)